A visualizar 13 artigos - de 1 a 13 (de um total de 13)

Home Forum APK Killifilia Killies simpsonichthys espinhacensis

  • Autor
    Artigos
  • #219074
    José Duarte
    NGE
    Participante
    • Topicos: 45
    • Respostas: 192
    • Totais: 237
    • Membro Bronze

    Olá a todos.
    Eu gostaria saber se alguém, tem experiência ou informações sobre simpsonichthys espinhacensis.
    Tenho um pequeno grupo e estão a ganhar cores e consigo definir sexos. Mas nunca usei turfa para reprodução, gostaria de saber o que fazer. Adquiri na altura da convenção turfa da associação a prever a sua utilização. Como devo proceder?

    cumprimentos

    #242891
    Francisco Agapito Redondo
    Francisco Redondo
    Administrador
    • ★★★

    Olá o que faço é o seguinte:

    Ponho a turfa num recipiente com agua e mexo bem, vou mudando a agua várias vezes e mexo bem para que a turfa que não afundar sair no processo de mudas de agua, quando só tiver a turfa que afunda espremo-a e guardo num saco plástico para não perder a humidade ( Há quem ferva a turfa e assim o processo é mais rápido).

    Para pôr turfa nos peixes utilizo frascos de boca larga ou pequenos aquários tipo “globo”, não encho de turfa mas para anuais sul americanos a altura da turfa deve ser no mínimo o dobro do tamanho dos peixes para eles poderem mergulhar na turfa.

    Espero ter ajudado

    Nunca mantive simpsonichthys espinhacensis.

    Abraço
    Francisco Redondo

    #242892
    José Duarte
    NGE
    Participante
    • Topicos: 45
    • Respostas: 192
    • Totais: 237
    • Membro Bronze

    Obrigado Francisco Redondo.

    Acho que é uma espécie que foi descrita, à relativamente poucos anos (2016/2017). Se não estou em erro.
    Se eu for competente, depois disponibilizo uns ovos a quem tiver interesse. Este grupo tem código de colecta.
    Pois pelo que estou a ver, são peixes muito bonitos apesar de serem jovens.

    cumprimentos

    #267339
    José Azevedo
    José Azevedo
    Participante
    • Topicos: 46
    • Respostas: 844
    • Totais: 890
    • Membro Ouro
    • ★★★

    Duarte boas, ainda tens algum macho irmão da fêmea que o Cristiano me deu.
    Abraço

    #267355
    José Duarte
    NGE
    Participante
    • Topicos: 45
    • Respostas: 192
    • Totais: 237
    • Membro Bronze

    Sim. Tenho e já queria ter combinado as coisas, mas não conseguia contactar.
    Cristiano já entregou a morada, mas queria saber quando estaria disponível para receber.
    Temos que ter essa conversa em privado.

    • Esta resposta foi modificada Há 5 years, 11 months por José Duarte NGE.
    #267644
    José Duarte
    NGE
    Participante
    • Topicos: 45
    • Respostas: 192
    • Totais: 237
    • Membro Bronze

    Foi interessante manter a espécie.
    Alguns erros cometidos por ser um anual.
    Serviram de cobaia, perante a minha inexperiência, mas fiquei rendido à beleza e personalidade do killifish.
    Deixo um pequeno video de 12mins, Onde se pode ver o crescimento/desenvolvimento.

    #267646
    José Azevedo
    José Azevedo
    Participante
    • Topicos: 46
    • Respostas: 844
    • Totais: 890
    • Membro Ouro
    • ★★★

    Espero que tenhas conseguido guardar uns ovitos. Faltou o pote ou mais substrato. Um abraço

    #267649
    José Duarte
    NGE
    Participante
    • Topicos: 45
    • Respostas: 192
    • Totais: 237
    • Membro Bronze

    Tenho umas turfas e os killies (simpsonichthys espinhacensis).
    A aventura continua, mas vai ser outro video.

    #267650
    José Cristiano
    José Cristiano
    Administrador
    • ★★

    Olá

    Muito bom o documentário. Queremos mais…

    Abraço

    José Cristiano

    #267653
    José Duarte
    NGE
    Participante
    • Topicos: 45
    • Respostas: 192
    • Totais: 237
    • Membro Bronze

    Agradeço as palavras, Cristiano.
    Vou tentar fazer algo semelhante com as restantes espécies que mantenho.
    Mas isto demora um bocado a fazer.

    #267655
    Paulo Alves
    Paulo José Alves
    Participante
    • Topicos: 119
    • Respostas: 1550
    • Totais: 1669
    • Membro Platina
    • ★★★★

    Duarte

    Parabens, continua com mais videos e podes pensar em escrever um artigo sobre os S. espinhacensis, porque não? Na eclosão ajuda a evitar belly sliders fazê-la com agua a 17-18 graus e com um bocado de oxigénio, a agua depois deixa-se subir até aos 24-25. Os Simpsonichthys não precisam de agua tão quente como os Hypsolebias.

    Abraço
    Paulo José

    #267656
    Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

    Duarte,

    Obrigado por publicares este video de muito boa qualidade. Fiquei rendido a vê-lo até ao final. Parabéns e garantidamente estamos à espera de mais.

    Para mim, peca por me mostrar um genero que eu sempre gostei e a que nunca me dediquei. Peca, porque é uma tentação a que eu tenho de resistir.

    Abraço,
    Luís Oliveira

    #267661
    José Duarte
    NGE
    Participante
    • Topicos: 45
    • Respostas: 192
    • Totais: 237
    • Membro Bronze

    Obrigado José Paulo pelas palavras e pelo incentivo.
    Não sei, se serei a pessoa mais indicada para o artigo. Mas, esta espécie cresceu em águas de inverno.
    Com isto quero dizer que a água em alguns dias, poderia ter rondado os 15/16cº, diria (pelo que me lembro, não fiz registos) que a temperatura habitual seria entre os 18cº. Este é um dos pontos que vou mudar no futuro inverno.
    Após falar com José Azevedo, parece-me que esta espécie tem a capacidade de crescer durante a sua vida (pouco mais de 1 ano), até 6cm. Como as temperaturas nunca foram as mais “indicadas”, mediante as supostas temperaturas do seu habitat natural. Não comiam tanto e também não se desenvolveram com muita rapidez. Noto agora, com temperaturas superiores 20cº, uma diferença substancial no tamanho e no apetite (os bloodworms congelados duram pouco tempo no aquário). Esta espécie, ou melhor. Especificamente os peixes que estão no video, tem uma idade pouco mais de 7 meses, acredito que possam atingir os tais 6cm.

    Luís Oliveira, entenda as seguintes palavras como um aviso.
    Eu devo fazer mais vídeos desta espécie.
    Portanto é só mandar uma mensagem quando não resistir mais a essa tentação. : D

A visualizar 13 artigos - de 1 a 13 (de um total de 13)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0