Este tópico contém 12 respostas, tem 7 utilizadores, com a última actualização feita por Alberto Reis  Alberto Reis Há 1 mês, 1 semana.

A visualizar 13 artigos - de 1 a 13 (de um total de 13)
  • Autor
    Artigos
    Carlos Manuel Marques Costa
    Carlos Costa
    Participante
    • Topicos: 19
    • Respostas: 92
    • Totais: 111
    • Membro do Fórum

Bom dia,
    Preciso de ajuda no que diz respeito aos meus Diapteron georgiae GWW 86/2, foram me oferecidos pelo Frederico alguns ovos destes diapteron á alguns meses….nasceram praticamente todos, mas durante o verão “quente” alguns foram…. agora que estão a ganhar cor eis que aparece Hidropsia….na semana passada vi 1 com a doença e retirei tentei tratar á parte com ESHA2000 medicamento para varios tipos de batcérias e fungos….mas sem sucesso, os restantes pareciam estar ok, hoje vi mais 1 com a doença, está separado vamos ver se os outros se safam…
    O que queria saber é se existe algum tratamento melhor que o que estou a fazer? estou a pensar mudar de aquario os que me parecem bem, não sei se vai resultar….mas passado meses com eles a crescerem muito muito devagar custa perder os peixes agora que estavam a ganhar cor e ficarem espetaculares…
    Espero que alguem possa dar umas dicas.

Obrigado,

Carlos Costa

Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador

Olá Carlos,

Eu sei bem o que sentes. Durante um período antes e durante a Convenção não dei a atenção devida aos meus peixes. O que infelizmente até é mais ou menos normal… resultado um aquário de Aphy. fulgens, outro de Aphy. australe e outro de Aphy. exiguum foram todos à vida. Daí a importância da manutenção e da atenção a dar no dia a dia.

Quanto ao teu caso, se a doença está instalada no aquário vais lentamente perder um atrás do outro. Daí concordar contigo numa muda de água substancial ou mesmo mudar de aquário. Nesse caso adicionava sal na dosagem de 2g/litro de água.

Muitos dos killies de floresta ultrapassam os verões quentes, mas infelizmente ficam debilitados e são uma porta aberta para eventuais doenças que aparecerão mais tarde. Pode ser o teu caso.

Ao falares de hidropsia tudo leva a pensar numa infecção bacteriana. Como estão as bases das barbatanas? Avermelhadas?

Normalmente uma infecção bacteriana é posterior a um problema de parasitismo. Assim, convém começar pela causa primária.
    Eu uso muito o alho em pó misturado com a comida congelada. Descobri agora um produto comercial que tem Verde de Malaquite, Citrato de Piperezina, Acrivlavina e Formaldeido. Parece-me dar bons resultados. Ainda a confirmar, mas posso indicar-te o nome comercial.

Quanto aos antibióticos a usar, existem uma mão cheia deles. Por vezes o difícil é arranjá-los. Eu não tenho grande experiencia na utilização de antibióticos em tratamentos de peixes. O produto que estás a usar até pode dar bons resultados. O problema continua é no aquário.

Se passares para outro aquário faz uma desinfecção agressiva do aquário. Se já é muito mau perder um aquário, então vários e não conseguir controlar a situação…
    Eu usava permanganato de potássio. Resulta a 100%, mas tem o inconveniente de manchar tudo que lhe fica exposto. Se a cola do aquário for branca…
    Também tens a lixivia, mas cuidado com a roupa! Actualmente uso o cloro para desinfectar as piscinas. Vende-se nas grandes superfícies e eu gosto do resultado.

Sei que não te ajudei muito, mas, não te querendo desencorajar, vai ser um trabalho difícil.

Abraço,

Luís Oliveira

Carlos Costa
    Participante
    • Membro do Fórum

Bom dia,
    Para já obrigado pela resposta e pelas informações..
    Em relação aos peixes não têm a base das barbatanas vermelhas mas sim as escamas todas levantadas e numa outra fase (final) a barbatana caudal afunilada nadam junto á superficie…estes sintomas são dificies de ver pois os peixes são ainda pequenos(6 meses) quando se consegue ver já não há nada a fazer ainda não consegui safar nenhum dos que isolei até parece que  medicamento faz pior acelarando o processo.
    Estou agora a tentar sal conforme sugeriu, pelo menos ainda se mantêm algo ativo vamos ver.
    Em relação aos restante parecem par já todos bem, de qualquer forma vou mudar  para outros aquarios.
    Em relação ás mudas de agua eu tenho feito sempre cerca de 3 mudas por semana…desde que os tenho pois eles praticamente só comem artémia e como são dos meus favoritos nunca quis facilitar a qualidade da agua.
    De qualquer modo vou continuar a acreditar que se vão safar, pois tenho mais fêmeas que machos o que pelo que sei até é pouco comum….e desistir não costuma ser uma coisa que faça.

Abraço

Carlos Costa 

Gracindo Manuel Rodrigues Feiteirona
    Gracindo Feiteirona
    Participante
    • Topicos: 3
    • Respostas: 12
    • Totais: 15
    • Membro do Fórum

Ola bom dia.
    Eu tive à pouco tempo atrás uma infecção num aquário de Nothobranchius que quase dizimou uma centena de alevins, não sei ao certo o nome da doença, aparecia junto à barbatana anal uma bola branca tipo fungo, que consegui tratar e recuperar ainda alguns peixes com um medicamento que se vende nas farmácias de nome Fluvermal, não sei se para o teu caso será eficaz, mas secalhar não perdes nada em tentar, visto o medicamento ser relativamente barato.
    Cumprimentos

Maria João Mourato
    mjm
    Participante
    • Topicos: 16
    • Respostas: 398
    • Totais: 414
    • Membro do Fórum

Fluvermal é um desparasitante,  mata vermes…

Gracindo Manuel Rodrigues Feiteirona
    Gracindo Feiteirona
    Participante
    • Topicos: 3
    • Respostas: 12
    • Totais: 15
    • Membro do Fórum

Sim, mas mal não faz de certeza….

Carlos Costa
    Participante
    • Membro do Fórum

Boa noite,
    Já passou algum tempo que iniciei este topico sobre a Hidrópsia nos meu Diapterons e aqui vai o que tenho feito e resultados,
    Comforme tinha dito mudei todos os peixes que pareciam saudáveis para 1 novo aquario, tudo novo aquario,filtro e musgo, isolei o que tinha a doença bem visivel, num recepiente de plastico com cerca de 1/2 litro de água, coloquei sal conforme tinha sido sugerido pelo Luis Oliveira… no outro dia a verificar o aquario dito “saudavél” lá estavam mais 2 com as escamas todas levantadas e perto da superficie, achei que era realmente o fim pois a doença estava nos peixes.
    Voltei a isolar esses mesmos junto ao outro  e mantive os aparentemente saudaveis no mesmo local e decidi tentar outra coisa.
    O sal não melhorou a doença mas tambem parece que a manteve algo estavel durante 1 dia….e não como o medicamento que tinha usado no inicio (esha2000) que matara os peixes em poucas horas.
    Voltei me para uns medicamentos que já tinha usado á uns anos noutro tipo de peixes… fui á procura e comprei.
    KANAPLEX da marca “Seachem”  trata fungos e bacterias sem querer fazer publicidade, só quero partilhar esta experiencia.

Após o tratamento com este medicamento e logo após o 1 dia os peixes mostraram se 1 pouco mais activos e agora que já passaram cerca de 5 dias(só fiz o tratamento 3 dias) NÃO há sinas da Doença, as escamas estão normais as barbatanas a voltar a crescer, no aquario dos ditos saudavéis só tratei 1 dia, os peixes estão bons a comer e com aspecto saudavél.
    Foi a 1 vez que consegui salvar peixes com Hidrópsia por isso coloco aqui este tópico e espero conseguir ajudar alguém.
    O modo que fiz o tratamento foi 1 pouco mais agressivo do que o recomendado com 1 ligeiro aumento da temperatura, e mudas de agua diarias.
    Como disse desistir não é bem aquela coisa…. aparentemente parece ter ganho esta batalha , outras viram. 🙂 🙂

Carlos Costa

José Azevedo
    José Azevedo
    Participante
    • Topicos: 37
    • Respostas: 719
    • Totais: 756
    • Membro do Fórum
    • ★★★

Não conheço mas decerto vou procurar se precisar.
    vai dizendo como evoluí. Um abraço

Maria João Mourato
    mjm
    Participante
    • Topicos: 16
    • Respostas: 398
    • Totais: 414
    • Membro do Fórum

Esse produto tem muito bons comentários na net.
    Ainda bem que resultou 🙂
    Hidropsia é muito difícil.

João

Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador

Viva,

Ainda bem que resultou. Não era fácil o tratamento.
    O antibiótico é a kanamicina. Se puderes faz uma filtragem com carvão activado para retirares o principio activo da água, agora que já se encontram tratados.

Abraço,

Luís Oliveira

Carlos Costa
    Participante
    • Membro do Fórum

Boa noite a todos,
    É com bastante tristeza que vou continuar este tópico, acabei de perder o meu ultimo macho de Diapteron….e com a tal hidrópsia, a minha questão é que faz isto acontecer? porque só nestes peixes?
    Troquei tudo(aquario, filtro…tudo) isolei os peixes em 2 aquarios, pela altura do natal perdi 1 macho que estava saudavel desde o aparecimento da doença, e agora passado 2 meses vai o outro que estava saudavel até então, ambas as femeas estão bem e uma delas está sozinha á cerca de 2 meses.
    Têm de ser alguma coisa que eu faça de diferente…faço 3 mudas de agua por semana e aspiração do fundo. Temperatura é cerca de 21 graus pois está encostado a 1 aquario aquecido.
    Mas há 2 coisas que talvez façam a diferença….1º só comem artémia recém eclodida e mais nada pois não “pegam” em nada,
    e uma dieta só de artémia talvez provoque alguma deficiencia.
    Tenho lido que uma dieta pouco variada pode causar a hidropsia….será?
    E a 2ª coisa que foi ver….PH cerca de 7.2…estranho pois o aquario não é novo e com a comida viva deveria de baixar com alguma decomposição….será que em alguma muda de água há algo que faz isto acontecer? será que têm influencia na doença? como é normal não costumo medir o PH da agua na torneira, uso a mesma agua para todos os outros.
    Bem espero que alguem saiba algo que me possa ajudar pois estes são os meus killis preferidos e vou ter de dar a volta a isto.

Abraço

Carlos Costa

Paulo Alves
    Paulo José Alves
    Participante
    • Topicos: 110
    • Respostas: 1480
    • Totais: 1590
    • Membro do Fórum
    • ★★★★

Olá

O subgenero Diapteron distinge-se troficamente de outros Killies por só consumir seres aquaticos enquanto outros grupos comem nomeadamente insectos que caem na água. O só comerem nauplios de artemia não é o melhor mas duvido que cause carências significativas, trata-se de um alimento muito bom. Os Diapteron consomem comida inerte, assim a comida congelada é bem aceite. Não acredito que o mal em questão seja causado pelos nauplios. Há uns 20 anos eu reproduzia Diapteron com um PH exactamente de 7,2, por aí não há problema.

Abraço
    Paulo José

Alberto Reis
    Alberto Reis
    Membro
    • Topicos: 216
    • Respostas: 715
    • Totais: 931
    • Membro do Fórum
    • ★★★

Olá
    Falando de doenças bacterianas, e esta é um caso, tenho-me dado bem com a enrofloxaxina. É um antibiótico de uso veterinário pelo que é cada vez mais difícil arranja-lo sem ser através de um veterinário ou…pelo Ebay, com o nome comercial de ENROTEN.
    Aplica-se 150 mg de ENROTEN por cada 30L de aquário (o volume standard dos meus), dia sim dia não até 1 semana. Aplico à noite antes de desligar a iluminação porque o agente é sensível à luz. Não me resolveu todas as doenças de aquário mas muitas delas.
    Abraços
    Alberto

A visualizar 13 artigos - de 1 a 13 (de um total de 13)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0