A visualizar 8 artigos - de 1 a 8 (de um total de 8)

Home Forum APK Geral DIY Desafio DIY – Aquário Open Bottom

  • Autor
    Artigos
  • #216367

    Engbite
    Participante
    • Topicos: 34
    • Respostas: 244
    • Totais: 278
    • Membro Bronze

    Já li em muitos lugares várias formas de construir fishrooms para killies, mas quase todas têm aquários com sistemas de filtragem/circulação de água por métodos de cascata, para minimizar as correntes.
    No entanto, estive a fazer alguns estudos e a ver aquários diferentes e encontrei isto….

    [youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Z7tq4LRurMs[/youtube]

    É um projecto muito engraçado e eu tenho um em fase de teste com o sistema de bombagem baseado numa bomba de água dos limpa pára brisas…em que a água é sugada por cima e entra por baixo no aquário, no entanto só quando estiver a funcionar a 100% é que colocarei aqui uma fotos.

    Já experimentei isto inicialmente no meu…

    [youtube]http://www.youtube.com/watch?v=p_36LhwEzFU[/youtube]

    Vejo várias vantagens neste tipo de aquários…desde o facto de as correntes serem muito pequenas, mesmo tendo um grande bombagem do filtro, pois a pressão que segura a água minimiza as correntes  e também a possibilidade de isolar todos os peixes na coluna de água, tomando como referência o aquário do primeiro video, basta meter um acrílico com orifícios de cima para baixo encostado ao vidro da coluna de água e temos um “aquário fechado mas sem tampas”…he he

    O meu desfio é que tentem fazer um e expliquem as técnicas e métodos que usaram e me confirmem se é um bom aquário para killies ou não….he he

    Peguem por exemplo numa daquelas caixas dos telemóveis de uma dada marca e façam alguma bricolage para criar um ou até mesmo metendo essas mesma caixas da tal marca coladas num orifício na tampa de tapawer…não sei…

    Ninguém interessado em fazer experiências???

    Cumps a Todos

    José Afonso Pires

    #223403

    Anónimo
    Convidado
    • Topicos: 20
    • Respostas: 93
    • Totais: 113
    • Membro Bronze

    hello  Jose

    i will tell you  that i find it very good ,
    that what you let see us with your experimentei

    proviciat ???????? 😉 😉 😉 😉

    best regards adriaan

    #223404
    Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

    Viva,

    O principio não sei se funciona e não percebo se os peixes estão em comunicação entre a coluna e o resto do aquário. Caso sim e a pensar em killies tem que ser completamenbte tapado.

    De qualquer modo ia morrendo de susto, a dar para o ataque cardiaco quando vi o segundo video. Espero nunca ver um dia um casal de killies instalado numa vivenda daquelas. 😉

    Cumps,

    Luis Oliveira

    #223405

    Engbite
    Participante
    • Topicos: 34
    • Respostas: 244
    • Totais: 278
    • Membro Bronze

    Pois..bem me parecia que não me tinha feito entender direito…

    Vê o primeiro video e observa bem a forma do aquário. A imagem seguinte é o esquema lateral…

    gallery_42831_2125_100.jpg

    Quando for para dar papa aos “nossos meninos”…desligasse o filtro….tirasse a tampa…deitamos a papa…no fim dos meninos paparem…ligamos o filtro eles vão para dentro…metemos a tampa…e o aquário fica aberto e os meninos fechados…

    A tampa é uma placa em acrílico com ranhuras de 1mm para circular a água…o meu está mal feito pois pus trave tipo francesa para pousar uma tampa…mas rapidamente vi que esta era a melhor forma e já estou a alterar…

    Cumps

    José Afonso Pires

    #223406
    Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

    Agora compreendo.
    Deve funcionar, mas para mim é muita mão de obra.

    Luis oliveira

    #223407

    RubinhoOLD
    Participante
    • Topicos: 40
    • Respostas: 420
    • Totais: 460
    • Membro Prata
    • ★★

    Boas José:

    Apenas umas poucas questões:

    1º- Se os killis resolverem desovar na coluna vertical de água, como terás acesso aos ovos para retira-los?

    2º- Quando se desliga o filtro, parte das bactérias benéficas para o equilíbrio químico da água (nitrosomas e nitrobacters) não poderão padecer pela falta de corrente na água a passar pela matéria filtrante?

    3º- Estimas ter esse trabalho de colocar a tampa e retira-la todos os dias para alimentar os peixes com o subsequente trabalho de forçar/esperar que todos os seus inquilinos regressem novamente à coluna vertical para fechar com a tampa?

    4º- Quantos aquários desse tipo pensas ter?

    Obviamente que o teor destas questões apenas revestem alguma relevância caso queiras reproduzir killis nestes aquários, assim como o número de Open Bottom Aquariums que assim entendas possuir com killis.

    De qualquer dos modos força com esse projecto que fascina por questões ligadas à física, apesar de acreditar piamente que teria melhores resultados com outro tipo de peixes que não killis atendendo às especificidades das nossas carpas ovíparas dentadas.

    #223408

    Engbite
    Participante
    • Topicos: 34
    • Respostas: 244
    • Totais: 278
    • Membro Bronze

    1º- Se os killis resolverem desovar na coluna vertical de água, como terás acesso aos ovos para retira-los?

    Puxando a mop pelos fios…ou com metendo a mão…que em vez de ser de cima para baixo, é de baixo para cima…

    2º- Quando se desliga o filtro, parte das bactérias benéficas para o equilíbrio químico da água (nitrosomas e nitrobacters) não poderão padecer pela falta de corrente na água a passar pela matéria filtrante?

    Se desligar o filtro por 20/30mins não faz mal nenhum, mas quem diz desligar, também pode ser diminuir o caudal do filtro ou coisa parecida…para que os meninos consigam vir comer…quando a tampa está colocada pode haver MUITA corrente no lado em que está o filtro que não se reflecte do outro lado e mesmo que se reflicta as forças de sustentação da agua vão “semi-contraria-las”.

    3º- Estimas ter esse trabalho de colocar a tampa e retira-la todos os dias para alimentar os peixes com o subsequente trabalho de forçar/esperar que todos os seus inquilinos regressem novamente à coluna vertical para fechar com a tampa?

    Só o tempo o dirá…he he

    4º- Quantos aquários desse tipo pensas ter?

    Para já estou a testar e a apurar as técnicas…depois logo se vê…mas não havendo ninguém a tentar construir um, até tirar as conclusões finais vai demorar muito…he he

    Cumps

    José Pires

    #223409

    Marco
    Participante
    • Topicos: 0
    • Respostas: 7
    • Totais: 7
    • Membro Bronze

    Boa Tarde José Pires,

    Pretendia saber se chegou a construir este aquário.

    Obrigado
    Marco

A visualizar 8 artigos - de 1 a 8 (de um total de 8)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0