A visualizar 15 artigos - de 61 a 75 (de um total de 80)

Home Forum APK Killifilia Viagens de Colecta Crónicas de Moçambique

  • Autor
    Artigos
  • #227225
    Filipe Torre
    Allnothos
    Participante
    • Topicos: 101
    • Respostas: 812
    • Totais: 913
    • Membro Ouro
    • ★★★

    Olá!

    Filipe, por mim podes tentar reactivar o PME apesar de a experiência me ter ensinado de que muito dificilmente terá sucesso. Não te quero desanimar – força com isso – mas penso que deverás estar preparado para umas desilusões.

    És capaz de ter razão, calou-se tudo. Se tivessem vontade tinham escrito alguma coisa acerca do assunto. Também não me vou ralar muito, é da maneira que dou menos ovos. ::)

    Acho que aqueles ciprinídeos são bem mais bonitos que os “ciclidocoisos”, aliás, se fossem “ciclidocoisos” podes ter a certeza que quando chegassem a casa os gatos iam ter banquete! ;D

    Um abraço!

    #227226
    Vasco Manuel de Almeida Ribeiro Gomes
    Vasco Gomes
    Participante
    • Topicos: 106
    • Respostas: 693
    • Totais: 799
    • Membro Ouro
    • ★★★

    Retomo o tópico apenas para uma informação relativa aos locais na estrada Chokwé – Massingir:

    – Ontem, dia 04-12-2012, todos os locais de colecta existentes ao longo dessa estrada mantinham-se totalmente secos. Aliás, quem nunca por lá tivesse passado não poderia imaginar que ali existem habitats de killies. Estupidamente não tirei nenhuma fotografia para documentar a informação.

    Para se ter uma ideia de como funciona o ciclo de vida dos Nothobranchius – e em particular para se compreender o “porquê” de os N. furzeri, que ocorrem nestes locais, terem a esperança de vida mais curta de todos os animais vertebrados – isto significa que em 2012 o local MZG 06-8 (= MZG 12-4) se encontrou seco pelo menos desde 14 de Abril a 4 de Dezembro. Filipe, se molhares a lama que apanhei nesse local em 14 de Abril e nascer algum peixe, então esses peixes nascerão em cativeiro antes dos seus irmãos nascerem na natureza.

    Abraços.

    #227227
    José Azevedo
    José Azevedo
    Participante
    • Topicos: 46
    • Respostas: 844
    • Totais: 890
    • Membro Ouro
    • ★★★

    Boas Vasco e Filipe.
    Filipe daquela turfa que me arranjas-te já nasceram ai uns vinte peixes, no domingo depois de sair da Avisan fui molhar a turfa, são no entanto ainda visíveis ovos transparentes.
    Isto quer dizer Vasco, que já nadam por aqui alguns dos teus furzeri.
    Obrigado aos dois.
    Agora se não for pedir muito meto-me desde já na fila para um trio daquela lama que o Filipe tem para lá.
    Vasco será que por cá não se consegue arranjar solo com aquelas características.
    Eu lembro-me que em miúdo brincava com uma espécie de barro verde, muito fino.
    Quanto ao PME eu sou um candidato.
    Um abraço Amigos.

    #227228
    José Azevedo
    José Azevedo
    Participante
    • Topicos: 46
    • Respostas: 844
    • Totais: 890
    • Membro Ouro
    • ★★★

    Vasco e Filipe o código é MZG 12-05?
    Um abraço

    #227229

    Rui Choças
    Participante
    • Topicos: 51
    • Respostas: 717
    • Totais: 768
    • Membro Ouro
    • ★★★

    Boas!!!

    E notícias de Moçambique Vasco??
    Os locais de colecta ainda se encontram secos?

    Aguardamos por aqui todos, por mais uma das tuas deliciosas crónicas 😉

    Abraço

    #227230
    Vasco Manuel de Almeida Ribeiro Gomes
    Vasco Gomes
    Participante
    • Topicos: 106
    • Respostas: 693
    • Totais: 799
    • Membro Ouro
    • ★★★

    Olá Rui.

    Não, não se encontram secos, antes pelo contrário. Em Janeiro desatou a chover e, por exemplo, a bacia do Limpopo sofreu as piores inundações desde as grandes cheias de 2000. Ainda lá não voltei mas imagino que nos biótopos a jusante de Macarretane os Nothobranchius tenham ficado todos destranbelhados :).

    Penso que neste momento ainda não deverá ser fácil apanhar seja o que for, mas conto ir aos locais da Província de Gaza durante o mês de Março numa expedição com contornos um pouco diferentes do habitual e mais interessantes. Se se concretizar eu depois conto. Também era suposto ter ido à zona de Nicuadala por estas semanas e ainda não fui. Mas também aí parece haver muita água.

    Outro problema para além das cheias é a falta de tempo. A disponibilidade tem sido pouca.

    Este fim de semana volto ao Kruger Park mas aí, como já é sabido, não vai dar para molhar a rede.

    Abraços.

    #227231
    Vasco Manuel de Almeida Ribeiro Gomes
    Vasco Gomes
    Participante
    • Topicos: 106
    • Respostas: 693
    • Totais: 799
    • Membro Ouro
    • ★★★

    Encontra-se em Moçambique um inglês, Alan Walker, que está a fazer uma tese de doutoramento em Biologia Molecular relacionada com envelhecimento de organismos. Como já é habito em estudos desse género, irá utilizar Nothobranchius furzeri (os vertebrados com menor esperança de vida existentes) na experiência. Como o rapaz não é lá muito experiente a apanhar os bichos lá vou ter de dar uma ajudinha  ;D.

    Após uma primeira incursão no domingo passado pouco produtiva – 10 horas de viagem e 400km para apanhar um único casal de N. furzeri cuja fêmea morreu dois dias depois (de qualquer modo uma nova população para mim) – de amanhã até domingo iremos percorrer mais umas centenas de kms na província de Gaza. Segunda feira espero ter algumas historias para partilhar convosco.

    Vamos a ver se daqui sai algo interessante para o nosso boletim.

    Abraços.

    #227232

    Rui Choças
    Participante
    • Topicos: 51
    • Respostas: 717
    • Totais: 768
    • Membro Ouro
    • ★★★

    Olá Vasco!!

    De certeza absoluta que irá sair “algo” bastante interessante  ;D

    Apesar da morte da fêmea, não deixa de ser mais uma localização para a APK.
    Esperemos que a viagem corra bem e nos possas contar tudo e cá estaremos deliciados para o ler, com um pouco de inveja

    Abraço e boa sorte para expedição

    #227233
    Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

    Olá “velhadas”!

    Já era tempo de mexeres esse traseiro! Toca a trabalhar e a escrever para o boletim da APK.
    Nem todos têm a “sorte” de estar em Moçambique  ;D!

    Um abração,

    Luis Oliveira

    #227234
    Vasco Manuel de Almeida Ribeiro Gomes
    Vasco Gomes
    Participante
    • Topicos: 106
    • Respostas: 693
    • Totais: 799
    • Membro Ouro
    • ★★★

    Já no Hotel Limpopo em Chokwé para descansar. A tarde (a manhã foi para trabalhar e para a viagem desde Maputo) foi dedicada à estrada Chokwé-Massingir onde eu já conhecia 3 populações. Uma delas rendeu 5 machos e 16 fêmeas do que à primeira vista parecem ser N. furzeri (amarelos e vermelhos) e as outras duas já estavam secas! Recordo que essas ainda estavam secas a 4 de Dezembro pelo que mesmo num ano de cheia apenas tiveram água durante no máximo 3 meses!

    Encontrámos ainda uma outra localidade onde estavam umas pocinhas muito pequenas. Essas pocinhas, talvez nem com um litro de água cada uma, tinham dezenas de Nothobranchius. Ainda nem conseguimos contar os que apanhámos. Muitas outras estavam cheias de peixes já mortos, destino que espera daqui a um ou dois dias os muitos que ainda deixámos ficar. Fiz um videozito com o telemóvel, depois meto aqui. Não deu para ver em detalhe mas pelo menos furzeri e orhonotus tem. Provavelmente também pienarii.

    Amanhã arrancamos muito cedo para a estrada 208, na direcção do Zimbabwe. Se tudo correr bem serão mais de 600km e umas quantas populações.

    Abraços.

    #227235
    Vasco Manuel de Almeida Ribeiro Gomes
    Vasco Gomes
    Participante
    • Topicos: 106
    • Respostas: 693
    • Totais: 799
    • Membro Ouro
    • ★★★

    Hoje estou demasiado cansado para escrever muito. Um dia muito bom. Fizemos muito menos que os 600km planeados (foram cerca de 250) porque a estrada está num estado miserável mas, em contrapartida, apanhámos peixes em 7 localidades distintas, quatro delas novas. Em algumas havia de tudo: N. furzeri, N. orthonotus e N. pienarii. Fotografias e pequenos vídeos logo que possível.

    Amanhã vamos tentar uma zona onde eu nunca fui. Apenas duas ou três localidades antes de irmos dar um mergulho na praia.

    Abraços.

    #227236

    Francisco Basilio
    Participante
    • Topicos: 25
    • Respostas: 185
    • Totais: 210
    • Membro Bronze

    boa noite vasco, acho que vai ser um mergulho bem merecido ;D 
    cump basilio

    #227237

    Rui Choças
    Participante
    • Topicos: 51
    • Respostas: 717
    • Totais: 768
    • Membro Ouro
    • ★★★

    Boas Vasco!!

    Espero que a viagem esteja mesmo a correr bem, peixes e colectas já tens 🙂
    Cá esperemos os teias videos, devem estar um espectaculo

    Abraço

    #227238
    Vasco Manuel de Almeida Ribeiro Gomes
    Vasco Gomes
    Participante
    • Topicos: 106
    • Respostas: 693
    • Totais: 799
    • Membro Ouro
    • ★★★

    Uma experiência a ver se resulta.

    [youtube]http://www.youtube.com/watch?v=LK2UrWWX6no&feature=youtu.be[/youtube]

    Abraços

    #227239

    Marco Nelson
    Participante
    • Topicos: 25
    • Respostas: 107
    • Totais: 132
    • Membro Bronze

    muito fixe! curtia muito andar aí a apanhar uns peixes, mas sinceramente nao pensei que fosse assim nessas poças tao lamacentas e cheio de erva e tal, pensei que era em charcos mais bonitos, mas nao deixa de ser fixe!

    continuaçao de boa colecta!

    cumps

A visualizar 15 artigos - de 61 a 75 (de um total de 80)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0