Este tópico contém 7 respostas, tem 8 utilizadores, com a última actualização feita por  Camilo Rodríguez Há 2 anos.

A visualizar 8 artigos - de 1 a 8 (de um total de 8)
  • Autor
    Artigos
    Alberto Reis
    Alberto Reis
    Membro
    • Topicos: 216
    • Respostas: 715
    • Totais: 931
    • Membro do Fórum
    • ★★★

Bom dia a todos
    Regressei da Colômbia há praticamente 2 dias. Estive nesse magnífico país 5 dias e pude dedicar 1 à pesca. Fui com um biólogo colombiano, o Daniel Mejía. Percorremos 150 Km até chegar à selva de altitude moderada (800 a 500m) que cobre a vertente oeste da bacia hidrográfica do Rio Magdalena e varremos também uma área não coberta pelo Frans Vermeulen em 2011. Em boa hora o fizémos. Começámos por aí e ainda lusco-fusco, ao raiar da aurora (mal se via o camaroeiro) capturámos algo que tenho muitas esperanças que seja uma nova espécie, a 800m de altitude. Vinte km depois, nova descoberta de Rivulus e também tenho esperança que seja outra nova espécie. Depois, ao longo do dia, alcançámos a Terra Typica do Rivulus azurescens onde apanhámos bons exemplares e mais tarde, em outro local já conhecido, este de “savana aberta”, o Rivulus xi. Ainda tentámos mais alguns lugares até que chegámos aos llanos, nesta altura praticamente secos. Ainda procurámos a Rachovia brevis num local onde já foi encontrada mas em vão. Em resumo, 4 espécies de Rivulus das quais tenho esperanças que haja 1 ou 2 novas. Transportei clandestinamente alguns exemplares na mala de porão mas a bagagem não chegou a Lisboa quando eu cheguei. Foi dada como perdida mas felizmente apareceu em Bogotá. Chegou 1 dia depois. Depois de sofrer à passagem da Alfândega, constatei que os peixes estavam todos vivos! Já estão a recuperar nos meus aquários e já comem artémia congelada. Estou estoirado, depois de 2 viagens consecutivas à América do Sul e muito trabalho no Brasil e Colômbia, fusos horários complicados e várias noites seguidas mal dormido, mas já valeu a pena. Oxalá tenha arte e paciência para reproduzir o que capturei. Obviamente ainda não tive tempo para tirar fotos aos peixes em condições. Logo que as tenha,  serão aqui colocadas.
    Abraços
    Alberto

José Azevedo
    José Azevedo
    Participante
    • Topicos: 37
    • Respostas: 719
    • Totais: 756
    • Membro do Fórum
    • ★★★

Parabéns Alberto.
    Aguardamos fotos dessas preciosidades ou a oportunidade de os ver ao vivo.
    Um abraço Amigo

Paulo Alves
    Paulo José Alves
    Participante
    • Topicos: 110
    • Respostas: 1480
    • Totais: 1590
    • Membro do Fórum
    • ★★★★

Olá

Magnificas noticias. O C. azurescens é uma beleza e a possibilidade de haver especies  novas ainda faz a coisa ser mais interessante. Temos que ver essas joias colombianas. Venha artigo para a nossa revista.

Abraço
    Paulo José

Emerson Souza Santos
    Participante
    • Topicos: 1
    • Respostas: 4
    • Totais: 5
    • Membro do Fórum

Boas!

Fico a acompanhar o tópico à espera de atualizações também! 😉

Abraço

José Duarte
    NGE
    Participante
    • Topicos: 39
    • Respostas: 160
    • Totais: 199
    • Membro do Fórum

Boa tarde, Alberto Reis.
    Quando tiver um tempinho, adicione algumas fotos ao tópico.
    ;D fiquei curioso com esses peixes.

Tiago António C. Costa Marques
    Tiago Marques
    Membro
    • Topicos: 22
    • Respostas: 93
    • Totais: 115
    • Membro do Fórum

Boas
    Acho que estamos todos curiosos 🙂 🙂

Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador

Olá a todos,

Podem ficar tranquilos. Numa das revistas que já temos em gráfica o Alberto Reis escreveu um excelente artigo sobre uma viagem ao Uruguai. Vão se seguir Brasil e Colômbia. Todos os artigos bem escritos e com muitas fotos.
    Vai valer a pena estarem atentos às nossas revistas.

Abraço

Luís Oliveira

Camilo Rodríguez
    Participante
    • Topicos: 9
    • Respostas: 65
    • Totais: 74
    • Membro do Fórum

Parabéns pola viaxe, estarei muito atento a esas revistas e os seus reportaxes,

un saudo!!!

A visualizar 8 artigos - de 1 a 8 (de um total de 8)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0