Autor Tópico: Folhas de árvores  (Lida 4812 vezes)

Engbite

• Membro do Fórum
  • *
Folhas de árvores
« em: Janeiro 14, 2011, 12:42:24 pm »
Viva,

Os taninos, tal como todos ou quase todos sabemos, são libertados pelas plantas e servem para acidificar a água e torna-la mais macia para os nossos peixinhos...Certo?...Sei que se pode usar turfa, no entanto também sei que muita gente utiliza as folhas das seguintes plantas para fazer o bendito "Chá":
- Terminalia
- Carvalho
- Sobreiro
- Azinheira

A terminalia tenho alguma dificuldade em comprar, mas de vez enquando lá compro umas folhas, carvalho, sobreiro e azinheira só mesmo apanhadas.

Coloquei aqui este post pois tenho várias dúvidas, que são:

-> Há outro tipo de plantas que possa usar ?Quais as melhores?
-> Relativamente às folhas apanhadas que tipo de tratamento lhes dão??Fervem-nas ou dão-lhes apenas uma lavadela?
-> Eu estava a fazer "chá" num garrafão e depois quando fazia as TPA's colocava metade de "chá" metade de água normal, mas agora disseram-me para colocar folhas dentro do aquário onde vou colocar os rivulus, tenho algumas folhas que já não fazem muito "chá" e vão lá para dentro, mas como costumam controlar a concentração de taninos e a acidificação da água?Só com TPA's?Ou vão colocando algum sal?
->Há alguma técnica ou truque que se faça à turfa e às folhas antes de colocar dentro de um aquário para não "pintarem" muito a água?

Espero que entendam as minhas dúvidas e que me consigam ajudar da melhor forma.

Cumps
José Pires

APK 314
EKC 184

Bruno Pires

• Membro do Fórum
  • *
Re:Folhas de árvores
« Responder #1 em: Janeiro 14, 2011, 17:49:35 pm »
Boas,
em relação aos varios tipos de plantas que se podem usar pouco te posso ajudar, costumo usar unicamente folhas de amendoeira da india (terminalia catappa).
O tratamento que lhes dou é uma lavagem em água corrente unicamente.
Costumo meter cerca de 1/4 da folha nos aquas dos Rivulus ... sendo a intenção da introdução da folha as propriedades ant-fungicas e a coloração escura da água pois os meus Rivulus parecem sentir-se melhor com águas escuras.
Quanto á acidificação não tenho tido problemas pois as TPA's semanais ajudam a regular isso, tal como te informei ontem no chat.
Espero ter ajudado.

Abraço,
Bruno Pires

Eduardo Bernardo

• Sócio APK - Dir.
  • *
« Responder #2 em: Janeiro 14, 2011, 17:56:57 pm »
Olá

Eu uso apenas folhas de carvalho que apanho aqui perto do trabalho. Lavo as folhas em água corrente e coloco 1 ou 2 folhas em casa aquario.

A água mais escura que provocam cria um ambiente que é do agrado dos killies.

Quanto às propriedades que libertam, não te sei responder mas acredito quando me dizem que são benéficas aos peixes. Eles parecem gostar e eu nunca tive problemas.

Abraço
Eduardo Bernardo
APK 145

Joaquim Marques

• Sócio APK
  • *
« Responder #3 em: Janeiro 14, 2011, 18:59:46 pm »
Boas
José, além dessas folhas ainda uso as da bananeira.
desfio-as e faço um nó para nao andarem de "cabelo ao vento".
A quantidade a usar depende das aguas que cada um usa. Eu por exemplo meto um grande punhado de folhas de maneira que tapem o fundo do aquario. A minha agua sai com 7,8 de  ph. Mesmo que acidifique muito não tenho problema pois na próxima TPA volta ao normal, não é o caso, pois demora muito a acidificar. A quantidade de folhas que uso permite a muitos alevins passarem o teste de sobrevivência. Debaixo delas existe comida variada, desde restos, infusórios e microorganismos que se criam nas aguas, de maneira que estes alevins crescem mais rápidamente que os irmãos que nascem de ovos retirados da mop e criados á parte com todas as mariquices do costume. Claro que o que conta é a taxa de natalidade, por isso retiramos os ovos. Mas para quem não tem tempo de catar ovos, como eu em certas temporadas, este é um processo de ter alguns alevins sobreviventes.
 Quanto á turfa podes usar uns saquinhos de rede fina cheios de turfa, vais medindo e assim controlando o ph. Eu vou começar a usar turfa no fundo em alguns, tambem dá um ambiente bom aos peixes. Verifiquei na CAPK que os peixes com turfa estavam menos stressados, sem ter que andar ás marradinhas neles próprios.
Quanto ao uso de sal só nos nothos e nalguns fundolopanchax se mete uma colher de sal, mas não é para contrariar a acidez, é para evitar o odinium.
Tambem uso o sal no camarão, mas é para saber melhor com a cerveja, eheh
 espero que tenha ajudado
abraços

Engbite

• Membro do Fórum
  • *
« Responder #4 em: Janeiro 24, 2011, 19:48:59 pm »
Viva,

A minha pesquisa por folhas não terminou e a informação que encontrei foi a seguinte:

->Terminalia Catappa:

* Indicações: Disenteria, diarréia, cólicas intestinais, câncer, afecções do fígado e vesícula biliar, verminoses, ejaculação precoce.
* Propriedades: Antioxidante, adstringente, antiespasmódica, laxante, antibiótica, anticlastogênica, anticarcinogênica, afrodisíaca, antiséptica, vermífuga.
* Partes usadas: Folhas, frutos, raízes, casca e sementes.
* As folhas ricas em taninos, flavonóides, fitosteróis e outros princípios ativos são aproveitadas em medicamentos fitoterápicos e no tratamento da água de criação de peixes.

"Ketapang (TERMINALIA CATAPPA, ou geralmente chamada amêndoa tropical, badamier, amêndoa de Java, de de amandier Cayenne, amêndoa selvagem, amêndoa índia, myrobalan, amêndoa de Malabar, amêndoa de Cingapura, kwang de Huu, amêndoa de Mar, kobateishi ou Amendoeira mesmo rsrs) árvore é conhecida por produzir um veneno em suas folhas para se defender contra parasitas e insetos."

"Folhas de amendoeira indiana, goiabeira e jabuticabeira podem ser usadas sem problemas. Até ajudam a manter o pH da água bem ácido e estável."

"Terminalia Catapa" nos aquarios dos bettas, ela possui uma substância "Tanino" que é um bactericida fungicida natural, estimulante, usada em vários tratamentos médicos."

"A folha de bananeira tem a mesma substância..."

"Essa substância chamada Tanino também é encontrada na casca e folha de uma árvore do manguezal chamada Rhyzophoras Mangle, ou Mangue Vermelho.

"Não use de jeito nenhum folhas de eucalipto, que tem substâncias que podem desequilibrar a biologia do aquário. Também evite aquelas folhas que são vendidas em lojas de artesanato, muitas delas tem essências e corantes, que podem fazer mal."

"Apenas aconselho usar só folhas que já estão secas mesmo e antes de colocar no aquário, ferver as folhas por alguns minutos em fogo bem forte."

Num outro forum, falam inclusive de folhas de nespereira que aparentemente tem propriedades idênticas à amendoeira da índia, inclusive nas folhas também tem veneno tal como se refere a cima ("árvore é conhecida por produzir um veneno em suas folhas"), o único problema é que não há testemunhos de ninguém.

As folhas de bananeira segundo o testemunho do Joaquim Marques e pelo que encontrei parece que também são boas.

O único problema de algumas folhas é que podem conter uma pequena quantidade de cyanogenetic glycocides que produzem cianeto quando digeridos pelos peixes.

Conclusão:

É de acrescentar à lista a cima de folhas, que podemos usar, as folhas de:

-Bananeira
-Goiabeira
-Jabuticabeira

Existe as duvidas no uso de folhas de:
- Nespereira (Folha com características física e químicas muito similares à Terminalia)
- Rhyzophoras Mangle (Bastante rica em taninos)

Pergunta:

- Sei que os "Nossos Peixes" se escondem por entre as folhas, mas já alguém se apercebeu de eles as comerem??

Espero estar a fazer algo útil e do vosso agrado.Comentem e deixem os vossos testemunhos por favor.

Cumps
José Pires
APK 314
EKC 184

Luis Passeiro

• Membro do Fórum
  • *
« Responder #5 em: Janeiro 24, 2011, 20:28:23 pm »
Muito Bom!

Tás feito um pesquisador de 1ª!  ;)
Luis Passeiro
APK 250

Engbite

• Membro do Fórum
  • *
« Responder #6 em: Janeiro 24, 2011, 20:50:01 pm »
Viva,

Segundo o que o Filipe Torre diz...somos bons...se todos remarmos para o mesmo lado, melhoraremos os nossos conhecimentos e ficaremos muito melhores.

Cumps
José Pires
APK 314
EKC 184

Engbite

• Membro do Fórum
  • *
« Responder #7 em: Janeiro 24, 2011, 21:34:05 pm »
Viva,

Mais uma pesquisa mais uma descoberta.

- Pinhas de amieiro

Diz inclusive um testemunho:

"As pinhas de amieiro para alem de acidificarem a agua são mordiscadas pelos camarões. Ja ha bastante tempo que utilizo e desde que comecei a usar é que passei a ter mais sucesso com o camarões e a aumentaram as reproduções."

Cumps
José Pires
« Última modificação: Maio 04, 2011, 17:59:42 pm por Engbite »
APK 314
EKC 184

José Azevedo

• Sócio APK
  • *
« Responder #8 em: Janeiro 25, 2011, 00:13:33 am »
Boas
Tambem já usei folhas de castanheiro.
Comp.
José Azevedo
   APK 162

Paulo José Alves

• Sócio APK - Dir.
  • *
« Responder #9 em: Janeiro 25, 2011, 12:06:18 pm »
Olá

Os taninos encontram-se em praticamente todas as arvores folhosas.O fruto do amieiro (Alnus glutinosa) serve para acidificar a agua, um fruto por litro.

Abraço

Paulo José

Engbite

• Membro do Fórum
  • *
« Responder #10 em: Janeiro 25, 2011, 14:16:12 pm »
Viva,

Paulo Alves:Foi exactamente isso que me disseram e já estou a tentar arranjar para fazer a experiência, para posteriormente deixar aqui o meu testemunho.

Cumps
José Pires

APK 314
EKC 184

Luis Santos

• Membro do Fórum
  • **
    • Aquariofilia Nacional
« Responder #11 em: Janeiro 25, 2011, 15:18:11 pm »
Jose,
Que tal preparares um artigo?

Luis
Visite http://www.aquariofilia.net/forum/ área de killifilia.

luis pontes

• Membro do Fórum
  • *
« Responder #12 em: Janeiro 25, 2011, 16:28:42 pm »
Boas,

Realmente, ta aqui material para um artigo interessante.

abj
Luis Pontes

Engbite

• Membro do Fórum
  • *
« Responder #13 em: Janeiro 25, 2011, 16:52:28 pm »
Viva,

Eu preparo um artigo, no entanto gostava do máximo de testemunhos possível para que muitas das coisas que estão aqui terem mais fundamento.
Por exemplo:
Quem usa folhas nos aquários alguma vez reparou se os peixes as comem?

Se grande parte da comunidade ajudar...=P

Cumps
José Pires
APK 314
EKC 184

Luis Santos

• Membro do Fórum
  • **
    • Aquariofilia Nacional
« Responder #14 em: Janeiro 25, 2011, 17:03:36 pm »
Viva,
Alguns dos rivulus comem as folhas.

Um abraço
Luis
Visite http://www.aquariofilia.net/forum/ área de killifilia.