Autor Tópico: Colômbia 2015  (Lida 1279 vezes)

Alberto Reis

• Sócio APK Dir. 08-11
  • *
Colômbia 2015
« em: Setembro 04, 2015, 10:27:47 am »
Bom dia a todos
Regressei da Colômbia há praticamente 2 dias. Estive nesse magnífico país 5 dias e pude dedicar 1 à pesca. Fui com um biólogo colombiano, o Daniel Mejía. Percorremos 150 Km até chegar à selva de altitude moderada (800 a 500m) que cobre a vertente oeste da bacia hidrográfica do Rio Magdalena e varremos também uma área não coberta pelo Frans Vermeulen em 2011. Em boa hora o fizémos. Começámos por aí e ainda lusco-fusco, ao raiar da aurora (mal se via o camaroeiro) capturámos algo que tenho muitas esperanças que seja uma nova espécie, a 800m de altitude. Vinte km depois, nova descoberta de Rivulus e também tenho esperança que seja outra nova espécie. Depois, ao longo do dia, alcançámos a Terra Typica do Rivulus azurescens onde apanhámos bons exemplares e mais tarde, em outro local já conhecido, este de "savana aberta", o Rivulus xi. Ainda tentámos mais alguns lugares até que chegámos aos llanos, nesta altura praticamente secos. Ainda procurámos a Rachovia brevis num local onde já foi encontrada mas em vão. Em resumo, 4 espécies de Rivulus das quais tenho esperanças que haja 1 ou 2 novas. Transportei clandestinamente alguns exemplares na mala de porão mas a bagagem não chegou a Lisboa quando eu cheguei. Foi dada como perdida mas felizmente apareceu em Bogotá. Chegou 1 dia depois. Depois de sofrer à passagem da Alfândega, constatei que os peixes estavam todos vivos! Já estão a recuperar nos meus aquários e já comem artémia congelada. Estou estoirado, depois de 2 viagens consecutivas à América do Sul e muito trabalho no Brasil e Colômbia, fusos horários complicados e várias noites seguidas mal dormido, mas já valeu a pena. Oxalá tenha arte e paciência para reproduzir o que capturei. Obviamente ainda não tive tempo para tirar fotos aos peixes em condições. Logo que as tenha,  serão aqui colocadas.
Abraços
Alberto

José Azevedo

• Sócio APK
  • *
Re: Colômbia 2015
« Responder #1 em: Setembro 04, 2015, 10:50:57 am »
Parabéns Alberto.
Aguardamos fotos dessas preciosidades ou a oportunidade de os ver ao vivo.
Um abraço Amigo
José Azevedo
   APK 162

Paulo José Alves

• Sócio APK - Dir.
  • *
« Responder #2 em: Setembro 04, 2015, 11:33:43 am »
Olá

Magnificas noticias. O C. azurescens é uma beleza e a possibilidade de haver especies  novas ainda faz a coisa ser mais interessante. Temos que ver essas joias colombianas. Venha artigo para a nossa revista.

Abraço
Paulo José

Emerson Souza Santos

• Membro do Fórum
  • *
    • Ciclideos BR
  • Localidade: Brasil / São Paulo-SP
  • País: Brasil
« Responder #3 em: Setembro 08, 2015, 21:25:15 pm »
Boas!

Fico a acompanhar o tópico à espera de atualizações também! ;)

Abraço
A precipitação é o início do fracasso e a paciência é o primeiro passo para o sucesso!!! ;)

NGE

• Sócio APK
  • *
  • País: Portugal
« Responder #4 em: Fevereiro 07, 2016, 16:46:42 pm »
Boa tarde, Alberto Reis.
Quando tiver um tempinho, adicione algumas fotos ao tópico.
 ;D fiquei curioso com esses peixes.
José Duarte
APK 411

Tiago Marques

• Sócio APK
  • *
« Responder #5 em: Abril 22, 2016, 11:49:27 am »
Boas
Acho que estamos todos curiosos :-) :-)
abraço
Tiago Marques
APK-368

Luis Oliveira

• Sócio APK - Adm.
  • *
« Responder #6 em: Abril 22, 2016, 13:50:32 pm »
Olá a todos,

Podem ficar tranquilos. Numa das revistas que já temos em gráfica o Alberto Reis escreveu um excelente artigo sobre uma viagem ao Uruguai. Vão se seguir Brasil e Colômbia. Todos os artigos bem escritos e com muitas fotos.
Vai valer a pena estarem atentos às nossas revistas.

Abraço

Luís Oliveira

Camilo Rodríguez

• Sócio APK
  • *
  • Localidade: O Rosal (Galiza)
  • País: España
« Responder #7 em: Abril 22, 2016, 17:49:05 pm »
Parabéns pola viaxe, estarei muito atento a esas revistas e os seus reportaxes,

un saudo!!!