Carregando conteúdos...
...Por favor aguarde!
English
Notí­ciasAgendaOutros SitesPesquisaContactosLivro de Visitas
 
toplogo
   
Voltar Manutenção

Alimentação

 

No capítulo da alimentação, já falámos dos vários tipos, vantagens e desvantagens da alimentação dos nossos hóspedes. Vamos agora falar dos aspectos práticos do fornecimento dessa alimentação aos peixes.

Quanto? - Toda a alimentação que colocamos dentro do aquário deve ser consumida pelos peixes. A que os peixes não consumirem decompõe-se e polui a água, obrigando a mudanças de água mais frequentes ou sobrecarregando os filtros biológicos. Devemos portanto fornecer apenas a quantidade que os peixes consumam no tempo útil de "vida" do alimento - muito curto no caso das comidas não vivas, mais algum no caso das comidas vivas e, por vezes, bastante, no caso de organismos aquáticos capazes sobreviver e até prosperar no aquário. É sempre difícil calibrar a quantidade, mas as regra de ouro são: sub-alimentar adultos e sobre-alimentar alevins. Adultos gordos tornam-se indolentes e demoram tempo a interessar-se pela comida. Se tiverem fome atiram-se vorazmente ao alimento e não o deixam decompôr. Alevins com fome não crescem. Quanto mais comida tiverem à disposição, mais depressa crescerão (presumindo, claro, que não estão a nadar numa sopa malcheirosa de restos de comida apodrecidos...)

Quando? - Qualquer hora do dia é boa, desde que os killis tenham tempo de consumir a comida. Alimentá-los 5 minutos antes de apagar as luzes é talvez má ideia (apesar das côres luminosas de algumas espécies, elas não brilham no escuro...). A melhor maneira de alimentar qualquer peixe é fornecer-lhe pequenas quantidades de comida várias vezes ao longo do dia, mas isso é impossível para quem trabalha. Se puder, uma vez de manhã, antes de sair de casa, e outra à tarde/noite, quando regressar, já é muito bom. Mas os killis prosperam lindamente com uma única toma de comida diária. Aliás, podem até prosperar com uma toma dia-sim-dia-não, como preconizam alguns autores. De qualquer forma, um dia de jejum semanal não lhes faz mal nenhum e até parece estimular o apetite.

Mês AnteriorAgosto, 2017Mês Seguinte
D S T Q Q S S
1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31