Carregando conteúdos...
...Por favor aguarde!
English
Notí­ciasAgendaOutros SitesPesquisaContactosLivro de Visitas
 
toplogo
   
Voltar Convenções APK

V Convenção Internacional APK - 2005

Texto publicado no BAPK Vol. VII nº 5 Set./Out. 2005
 

Decorreu nos passados dias 14, 15 e 16 Outubro de 2005 mais uma Convenção Internacional de Killifilia realizada em território nacional. Já vamos na 5ª, sendo que as quatro últimas foram realizadas no mesmo local (o Espaço Monsanto em Lisboa).

De forma a evitar que este ano aconteça o mesmo que o sucedido no ano transacto, em que não tivemos publicado no nosso Boletim qualquer crónica ou referência à Convenção APK 2004, decidi aventurar-me em descrever um pequeno relato sobre a Convenção APK 2005. Gostaria de salientar que as opiniões que a seguir expresso são meramente pessoais sendo por isso perfeitamente natural que nem todos concordem com elas.

Para todos os sócios mais activos que, tal como eu, sentem que este é o "nosso fim-de-semana", em que somos a atracção principal da killifilia internacional, é com muito agrado que escrevo as próximas linhas desta crónica. Também é verdade que as convenções duram apenas um fim-de-semana e no final a sensação é sempre a mesma. Soube a pouco. E valeu a pena??? Claro que sim, porque as convenções são sempre motivo de ansiedade e expectativa em relação ao que aí vem. É também para além de todos os killies que aparecem nos aquários nacionais a oportunidade de rever os mais conceituados criadores e amigos que habitualmente nos visitam de além fronteiras. Foi com satisfação que pude rever alguns criadores internacionais como é o caso dos já "habitues", Paco Lora da SEK e Didier Pillet da KCF. Este ano pudemos ainda contar pela 1ª vez com um sócio APK vindo do Japão, o sr. John Sakay e a sua simpática esposa.

Num aspecto geral creio honestamente que a Convenção APK 2005 teve um saldo bastante positivo, embora como é óbvio e sempre acontece existam algumas coisas a melhorar.

Comecemos pelas coisas positivas para que depois nos possamos debruçar sobre aquilo que pode ser melhorado.

- O Local – Como já disse anteriormente, fomos mais uma vez acolhidos no Espaço Monsanto aproveitando para isso todas as condições excelentes que este espaço nos proporciona. O local da convenção propriamente dita é insuperável ao nível das infra-estruturas, o serviço de bar foi como sempre excelente (obrigado D. Ana) e os estrangeiros adoraram. No fim-de-semana da convenção procuro sempre convidar alguns amigos extra APK para visitarem o Espaço Monsanto e também a opinião deles é sempre consensual: O Espaço é excelente. Apesar disso este ano deparámo-nos com uma nova experiência; fomos literalmente alvejados pelos rapazes do Clube de Tiro ao Prato, o que causou alguns arrepios nos visitantes mais tímidos. Mas vamos ser optimistas e esperar que para o ano as redes que separam o Clube de Tiro do Espaço Monsanto estejam devidamente arranjadas de forma a evitarmos chumbadas desagradáveis. Não posso passar sem deixar aqui uma palavra de agradecimento à Câmara Municipal de Lisboa na pessoa do Paulo Lopes bem como a todos os restantes membros do Espaço Monsanto, e mais uma vez - porque nunca é demais - à D. Ana do Bar. Esta senhora é duma simpatia inigualável (D. Ana, obrigado pela preciosa ajuda aos nossos amigos Espanhóis).

- A coordenação da montagem da exposição pelo segundo ano consecutivo esteve a meu cargo e penso que correu da melhor forma. Não exactamente por influência directa da minha parte, mas especialmente porque a APK se decidiu finalmente a trocar aquelas malditas estantes de porcas e parafusos, por umas outras de encaixe rápido. Resultado: Em anos anteriores começávamos a montagem das estantes na Segunda-Feira à tarde e só terminávamos a montagem das ditas no Terça à noite. Este ano, e graças ás novas estantes, em sensivelmente três horas tínhamos todas as estantes montadas. Isso permitiu-nos ganhar bastante tempo e na Terça-Feira à noite quando abandonei o Espaço Monsanto a exposição estava praticamente montada (prateleiras, luzes, agua nos aquários, etc.) faltando apenas alguns aspectos ao nível dos acabamentos. Até na questão das plantas para os aquários, que era algo que todos os anos nos preocupava, este ano e graças à Milaquários conseguimos uma boa quantidade de plantas para enfeitar os aquários, plantas essas que posteriormente também vieram a ser leiloadas no final da convenção. O programa informático também foi algo que inicialmente mereceu a nossa preocupação, mas graças á disponibilidade de sócios como o Eduardo Bernardo, o Luís Santos e o Tiago Amaral o programa não representou qualquer problema e também nesse capitulo as coisas correram da melhor forma. A título de exemplo do bom desempenho destes sócios gostaria de referir que na Sexta-Feira á noite cerca de 80% dos peixes já estavam inscritos. A própria desmontagem da exposição que sempre foi um dos nossos grandes problemas, este ano, e sobretudo graças ás já referidas estantes, no final da tarde de Domingo estava tudo completamente desmontado.

- O Jantar foi do melhor. Embora não tenha participado no jantar da 1ª Convenção APK creio que é legítimo referir que nunca uma convenção APK tinha tido um jantar com a qualidade do deste ano. Desde o local em si, como a sala onde decorreu o jantar, passando por aquele delicioso bacalhau tudo estava cinco estrelas. E o que dizer daquele aperitivo equestre bem à maneira portuguesa, que deliciou não só os portugueses como todos os estrangeiros presentes no jantar. Tive a oportunidade de colher algumas opiniões no final do jantar e as respostas foram unânimes. Excelente. Dito isto pouco me resta a adiantar a não ser um muito obrigado a todos aqueles que directa ou indirectamente contribuíram para que o jantar deste ano fosse realizado no Morgado Lusitano, na Póvoa de Santa Iria. Assim sendo obrigado Mário Melo e família, Luís Santos, Vasco, etc.

- Os Prémios! Este ano, e à semelhança do que aconteceu no ano transacto, optou-se por entregar a responsabilidade de criar os prémios a alguém que estivesse directa ou indirectamente ligado à APK. Se no ano passado fomos presenteados com uns belíssimos copos pintados à mão pela minha excelentíssima esposa e companheira Isabel Alves, este ano esse trabalho esteve a cargo da esposa do Mário Melo, a Berta, que nos presenteou a todos com uns não menos trabalhosos e bonitos quadros de killies totalmente feitos á mão. Para a Berta uma palavra especial de apreço pelo trabalho que teve. Muito obrigado Berta.

- O Leilão foi mais uma vez animado pelo Paulo Alves, desta vez muito bem coadjuvado pelo Alberto Reis que decidiu dar os primeiros passos nesta questão das licitações. Como estive na borga até tarde no Sábado á noite com o Pedro Castelo, o Eduardo Sardo e o Luís Rios, não fui capaz de me levantar cedo no Domingo. Cheguei ao local da convenção por volta das 10.30 da manhã e a verdade é que a essa hora o leilão estava prestes a iniciar-se, o que significa que já todos os peixes estavam ensacados e prontos para serem leiloados. Embora não tendo estado presente gostaria de deixar também aqui uma palavra de agradecimento a todos os que participaram nesta tarefa. Muito obrigado.

O leilão em si correu muito bem, pese embora o facto de não haver muitos lotes presentes. Alguns atingiram preços muito significativos como foi o caso dos Diapteron fulgens "LEC93/6" que chegaram aos 88,00 euros.

- As Palestras, este ano ficaram a cargo do Alberto Reis que proferiu, sozinho primeiro e depois na companhia do nosso sócio catalão Joseph Franch, duas exaustivas e muito bem elaboradas palestras acerca da viagem de colecta que ambos fizeram ao Brasil, Argentina e Uruguai em Setembro passado. Foi-nos possível ver ao vivo durante a convenção alguns destes belíssimos espécimes capturados nesta viagem como foi o caso das Austrolebias patriciae e das Austrolebias spec. "CXCL001 FRU05/15".

 - Os Peixes, é claro, que é muito por causa deles que fizemos todo este esforço. Mais uma vez, este ano apareceram alguns lotes de muito boa qualidade. No Grupo I dos Grandes Aphyosemion o 1º lugar foi atribuído a uns bonitos Fundulopanchax spoorenbergi. Como tem sido habitual em Portugal este foi o grupo com mais entradas. Gostaria de destacar entre outros neste grupo a presença duns bonitos F. nigerianus P-82. Embora não estando no máximo do seu tamanho exibiam umas cores lindíssimas, o que me fez pensar em começar a criar Fundulopanchax. Gostaria ainda de salientar neste grupo o 2º Prémio conseguido por uns F. arnoldi Ugheli "TR01" do nosso sócio Eduardo Bernardo.

No Grupo II dos Pequenos Aphyosemion I, alguns bons lotes a concurso tendo o primeiro prémio sido arrecadado por uns fantásticos A. ogoense "61 Km Franceville to Boumango GHP 80/24". A este casal coube também o sempre apetecido prémio do "Best in Show". Nota de realce para o grande Luís Oliveira com um 2º lugar conquistado com uns bonitos A. hera Bengui 1-2 "GJS 00/29".

No Grupo III dos Pequenos APhyosemion II o destaque vai por inteiro para o nosso sócio do Norte, Manuel Joaquim Ferreira, que arrecadou o 1º lugar neste grupo com uns bonitos Aphyosemion splendopleure. Gostaria de deixar aqui uma nota de satisfação não só para ele como também para todos os sócios que se deslocaram do Norte até Lisboa para virem assistir a esta convenção. Muitos parabéns e espero que este seja apenas o primeiro de muitos prémios conquistados. A vossa presença foi muito importante, provando assim que o hobby está a alastrar um pouco por todo o pais o que foi desde sempre um dos objectivos desta Associação.

Regressando aos prémios, e mais exactamente ao Grupo IV dos Epiplatys, destaco o facto dos três primeiros lugares terem ficado todos em território nacional respectivamente para o Manuel Joaquim Ferreira, Alberto Reis e Mário Melo.

O Grupo V dos Rivulus pautou-se por fraca adesão sendo composto por apenas 4 lotes. Ainda assim há a destacar o 1º lugar deste grupo conseguido pelo Eduardo Bernardo com uns bonitos Rivulus xiphidius "Crique Blanche GMC 00/11".

Ao contrário do Grupo V, os Grupos VI e VII dos Anuais Africanos e dos Anuais Sul-Americanos foram - como já vem sendo habitual - bastante concorridos. Para não variar muito daquilo que tem acontecido em anos transactos, dos 6 prémios em competição nestes 2 grupos, 5 foram parar ás mãos desse ícone da killifilia internacional que dá pelo nome de Alberto Reis. Os três prémios do Grupo VI foram para ele, curiosamente, com peixes da mesma espécie e população; Nothobranchius kafuensis Mambova "ZAM 03/01". Os 1º e 2º lugares do Grupo VII foram para dois casais de Sympsonichthys papilliferus "Inõa" também do Alberto. "Apenas" deixou escapar o 3º Lugar deste grupo para o Luís de Sousa com umas bonitas Sympsonichthys costai "Formoso do Araguaia B2003". Gostaria ainda de destacar neste grupo a presença de vários exemplares de Austrolebias selvagens trazidas pelo Alberto aquando da sua viagem ao Brasil, Argentina e Uruguai em Setembro passado. Os peixes não puderam ser julgados visto serem selvagens, mas dá sempre uma certa "pinta" ter peixes selvagens nas nossas convenções. Mais uma vez…. Obrigado Alberto.

Um caso único este Alberto. O homem deve ter um salão de troféus maior que o meu "Glorioso". Qualquer dia vou propor que lhe façam o mesmo que fizeram aos Globetrotters. Pode-se exibir, mas proibimo-lo de participar. Ele ganha sempre….

Adiante, no Grupo VIII dos Outros Géneros referência especial para o nosso sócio João Gomes que arrebatou o 1º prémio com um bonito e nada comum casal de Cubanichthys pengelleyi.

 Nos Grupos IX e X, Grupos de Cria Não-Anuais e Anuais os primeiros prémios foram para uns fantásticos Callopanchax occidentallis "Tema Yella" e para umas Sympsonichthys reticulatus "Xingu" respectivamente.

Por fim no Grupo de Fotografia o prémio foi à semelhança do ano passado para o Eduardo Bernardo.

E agora mais alguns agradecimentos a todas as pessoas que directamente ou indirectamente participaram nesta Convenção. Correndo o risco de me esquecer de alguém gostaria de agradecer ao José Azevedo e ao Eduardo Bernardo que foram os meus braços de apoio na montagem da Exposição propriamente dita. Agradecimentos ainda ao Ruben, ao Tiago Amaral, à Isabel, ao Luís Santos, ao Mário Melo e a todos os que aqui não mencionei. Queria também salientar a preciosa ajuda na desmontagem de alguns sócios das nossas congéneres estrangeiras que voluntariamente nos ajudaram. Assim gostaria de agradecer ao Didier Pillet, Maite Aguirre, Paco Lora, Rocio Sanchez, etc. Também eles foram um exemplo para todos nós.

Isto está quase….Mas não podia acabar sem deixar aqui uma palavra de agradecimento ao Jorge Bastos porque mais uma vez se ofereceu para nos fazer as T-Shirts e os cartazes. 20 valores. Sem dúvida que também a sua colaboração serviu para elevar os padrões de qualidade da nossa convenção. Obrigado Jorginho…. Tenho também de agradecer ao João Milhinhos que mais uma vez esteve encarregue da demonstração da comida viva.

Por último - mas talvez o mais importante de todos - gostaria não apenas de agradecer, mas de deixar aqui uma Menção Honrosa ao Vasco Gomes. Creio que nunca é de mais agradecer-lhe por todo o esforço e dedicação que tem dado à APK desde que esta se tornou uma Associação. É que o Vasco é - e sem qualquer menosprezo para outros que juntamente com ele fundaram a APK - a pessoa à volta da qual tudo gira quando é necessário organizar um evento como este. E com grande alegria que o vejo voltar a criar killies e envolvido no associativismo. Obrigado Vasco, e já agora obrigado também Olga. E Vasco, só mais uma coisa….CALMA!!!

Agora que já elogiei tudo gostaria de salientar aqui algumas coisas menos positivas que a nossa convenção teve. Os números não enganam, e esta foi sem sombra de dúvidas a Convenção APK com menos lotes a concurso. Cerca de 180 lotes, comparados, por exemplo, com os cerca de 250 lotes que tivemos o ano passado. Algumas das causas obviamente que nos ultrapassam, mas foi sem dúvida uma participação mais fraca não só em número de pessoas presentes como também em número de lotes. Fisicamente, e excluindo a presença habitual dos nossos colegas da SEK e da KT (mesmo estes em menor numero do que é costume), a presença estrangeira resumiu-se ao Didier Pillet da KCF e ao John Sakay. Este ano por exemplo não esteve presente nenhum representante das congéneres holandesa ou alemã que tinham sido presenças assíduas em anos anteriores. Em lotes recebemos cerca de 6 lotes da SKS, 3 da KCF, 4 da KFN. As associações Belga, Alemã e Checa não se fizeram representar.

Penso que deveríamos reflectir um pouco sobre estas ausências, para que para o ano possamos colmatá-las. É verdade que a convenção Francesa foi alterada para o fim-de-semana anterior ao da nossa convenção, é verdade que também a convenção Inglesa foi alterada para uma data mais próxima da nossa. Também será verdade que devido ao apelo da associação Italiana - que estava na eminência de acabar devido à fraca adesão de anos anteriores - muitos dos peixes que hipoteticamente poderiam vir para a nossa convenção foram parar a Itália. Também é verdade que criadores nacionais com alguma expressão como é o caso do Filipe Torre, do Luís Rios e do Eduardo Sardo, este ano estiveram arredados por motivos de força maior, mas será isso suficiente????

Creio que a Direcção (onde me incluo) poderia e deveria ter feito um esforço no sentido de fazer convites formais incentivando não só as associações estrangeiras a participar como também efectuar alguns contactos a título particular junto de criadores com expressão para que nos enviassem peixes. Creio que nada disso foi feito. A acrescentar a isso continua a arrastar-se um problema que já vem de anos anteriores. A participação da APK em congressos estrangeiros é quase nula. Para além da SEK e da KT em que como é habitual participamos em força, só me recordo de termos enviado peixes para a convenção Belga. Para a Alemanha creio que já chegaram tarde. Acho que esta Direcção, mas sobretudo a próxima deverá reflectir atempadamente sobre este problema e corrigi-lo porque há que semear para depois colher. Espero sinceramente que para o ano possamos ter uma convenção que, quer em número de participações, quer em número de participantes, seja de facto o reflexo que todos os sócios da APK e em especial os mais empenhados merecem. UMA GRANDE CONVENÇÃO APK 2006.

Boa sorte a todos os que irão participar nesta árdua mas reconfortante tarefa.

Pedro Florêncio Filipe

Mês AnteriorAgosto, 2017Mês Seguinte
D S T Q Q S S
1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31
Imagens
Depois do Jantar :: Clique p/ Ver Imagem Em Formato OriginalDepois do Jantar :: Clique p/ Ver Imagem Em Formato OriginalDepois do Jantar :: Clique p/ Ver Imagem Em Formato OriginalDepois do Jantar :: Clique p/ Ver Imagem Em Formato OriginalDepois do Jantar :: Clique p/ Ver Imagem Em Formato OriginalDepois do Jantar :: Clique p/ Ver Imagem Em Formato OriginalDepois do Jantar :: Clique p/ Ver Imagem Em Formato OriginalDepois do Jantar :: Clique p/ Ver Imagem Em Formato OriginalDepois do Jantar :: Clique p/ Ver Imagem Em Formato OriginalDepois do Jantar :: Clique p/ Ver Imagem Em Formato OriginalDepois do Jantar :: Clique p/ Ver Imagem Em Formato OriginalEntrega de prémios :: Clique p/ Ver Imagem Em Formato OriginalEntrega de prémios :: Clique p/ Ver Imagem Em Formato OriginalEntrega de prémios :: Clique p/ Ver Imagem Em Formato OriginalEntrega de prémios :: Clique p/ Ver Imagem Em Formato OriginalEntrega de prémios :: Clique p/ Ver Imagem Em Formato OriginalEntrega de prémios :: Clique p/ Ver Imagem Em Formato OriginalEntrega de prémios :: Clique p/ Ver Imagem Em Formato OriginalEntrega de prémios :: Clique p/ Ver Imagem Em Formato OriginalEntrega de prémios :: Clique p/ Ver Imagem Em Formato OriginalEntrega de prémios :: Clique p/ Ver Imagem Em Formato OriginalEntrega de prémios :: Clique p/ Ver Imagem Em Formato OriginalEntrega de prémios :: Clique p/ Ver Imagem Em Formato OriginalEntrega de prémios :: Clique p/ Ver Imagem Em Formato OriginalEntrega de prémios :: Clique p/ Ver Imagem Em Formato OriginalEntrega de prémios :: Clique p/ Ver Imagem Em Formato OriginalEntrega de prémios :: Clique p/ Ver Imagem Em Formato OriginalEntrega de prémios :: Clique p/ Ver Imagem Em Formato OriginalEntrega de prémios :: Clique p/ Ver Imagem Em Formato OriginalEntrega de prémios :: Clique p/ Ver Imagem Em Formato OriginalEntrega de prémios :: Clique p/ Ver Imagem Em Formato Original