Carregando conteúdos...
...Por favor aguarde!
English
Notí­ciasAgendaOutros SitesPesquisaContactosLivro de Visitas
 
toplogo
   
Voltar Convenções APK

VI Convenção Internacional APK - 2006

Texto publicado no BAPK Vol. VIII nº 5 Set./Out. 2006
 

Todas as actividades humanas passam por ciclos e inevitavelmente as nossas convenções também passam por altos e baixos. Esta ultima convenção terá sido aquela que teve um pouco menos participação humana, menos participantes estrangeiros sobretudo de Espanha, e menos peixes em exibição que o habitual, mais ou menos o mesmo numero que no ano passado. Isto não foi surpresa para mim pois que o mesmo aconteceu às outras associações europeias há alguns anos e foi descendo por aí abaixo até cá chegar, a diferença é que eles já tiveram tempo tinha cerca de 120 socios e que agora tinha 20… E não deixa de ser triste o facto de lojas e grossistas que eu conhecia no estrangeiro terem fechado e de criadores de Killis terem deixado de o ser. Mas dito isto saliento que a situação já deu a volta em todo o lado menos talvez em Espanha e cá. Mas estou optimista e tenho a certeza que no ano de 2007 teremos outra vez uma convenção com a afluência de peixes e pessoas habitual.

É necessário salientar que foram as circunstâncias que mudaram pois que a equipa que trabalha na convenção continua a fazer um trabalho de qualidade quer os tempos sejam bons ou maus e é isso que interessa. A convenção abriu na sexta 20 de Outubro de 2006, o nosso evento é sempre no terceiro fim de semana e é também o ultimo do calendário das convenções de killis europeias, e no sábado de manhã deu-se a vista ao Aquário Vasco da Gama onde fomos recebidos e guiados pela Dra Fátima Gil que com inesgotável paciência nos vai aturando ano após ano. Fiquei de lhes arranjar, em meu nome e no da APK, uma espécie de Killi Neotropical para um dos seu aquários de exibição dedicados ao continente americano.

A tarde começou para mim com o sempre gostoso apreciar das espécies em exibição. Mencionando só o me que chamou a atenção pela sua beleza e qualidade, no primeiro grupo, dos grandes "Aphyosemion", saliento o Fundulopanchax oeseri GEHMS 00/45 . Nos dois grupos dos pequenos Aphyosemion um dos casais de A. pascheni festivum Nkolbonda HLM 99/23 e os vários casais de A. bualanum de varias populações estavam particularmente bonitos. Nos Epiplatys e géneros próximos destaco o Aplocheilus lineatus "Goa". Nos Rivulus, o R. xiphidius FBS 95/2, como é habitual com esta espécie, chamava atenção pela sua beleza. Nos Nothobranchius, o N. furzeri Lagoa Beniningo I MZG 06-5 era um belo casal. Nos Austrolebias, salientavam-se dois grandes casais de A. alexandri Feliciano-Paso Correa 2 GAK 16/05 e um outro dos pouco comuns A. cf. patriciae Rio de Oro KCA 34/05. Nos restantes anuais sul americanos eram particularmente interessantes os pouco comuns Plesiolebias lacerdai "Altamira Xingu" e o Simpsonichthys costai "Formoso do Araguaia BR2003". Nos Outros Géneros, que agrupa os géneros norte americanos e euroasiaticos alem de alguns outros de outras origens, o casal de Cubanichthys pengelleyi e o trio de Lacustricola kassenjiensis "Paraa North UGR 99/5" eram o que mais me interessou. Nos grupos de cria não anuais os lotes de Cubanichthys pengelleyi, de Fundulopanchax oeseri "GEMHS 00/45" eram-me interessantes alem do lote de Aphyosemion cameronense GEMLC 04/12 pois que não é comum verem-se grupos de cria desta espécie para mais sendo da Guiné Equatorial.

As conferências foram como sempre interessantes e de bom nível com o Bill Drake (BKA) a dar uma compreensiva palestra sobre Chromaphyosemion em que todas as espécies deste género/subgénero foram analisadas e incluindo a maior parte das populações. Ficou a saber-se, entre muitas outros factos, da frequente incompatibilidade reprodutiva entre varias populações das mesmas espécies, o que é inesperado. O Bill Drake é um dos poucos grandes especialistas deste género na Europa. O Vasco Gomes (APK) deu uma palestra sobre a sua recolha de Nothobranchius em Moçambique, é óptimo que membros da APK contribuam com novas espécies e populações para a comunidade Killiofila e não sejam apenas os estrangeiros a fazê-lo, neste caso o trazer de novo o já escasso no hobby N. furzeri vermelho.

O Banquete da convenção alem de ser o ponto da cerimonia de entrega dos prémios é mais uma oportunidade de convívio.

Domingo de manhã o leilão como habitual aquece as expectativas com o despique de preços para ver se se vai para casa com as espécies desejadas ou se se limita a ranger os dentes com a frustração. Depois da venda dos peixes e das plantas que estavam nos aquários de exposição a convenção encerrou com bebidas e comida postas á disposição pela APK aos seus visitantes, alguns deles com longas viagens de retorno a casa.

O balanço é positivo tanto assim que já ansiamos pela proxima convenção da nossa associação para podermos desfrutar do convívio de todos aqueles como nós se extasiam com a beleza dos Killis.

Paulo José Alves

Fotografias: (TA) - Tiago Amaral; (LS) - Luis Santos

Mês AnteriorJunho, 2017Mês Seguinte
D S T Q Q S S
1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30
Imagens
Cartaz CAPK 2006 :: Clique p/ Ver Imagem Em Formato Original01 A montagem, sempre trabalhosa. José Azevedo em acção (TA) :: Clique p/ Ver Imagem Em Formato Original02 A curiosidade de sempre (LS) :: Clique p/ Ver Imagem Em Formato Original03 Registo de lotes. Eduardo Bernardo (esq.) e Vasco Gomes (dir.) (LS) :: Clique p/ Ver Imagem Em Formato Original04 Boa afluência de público apesar do reduzido número de lotes (TA) :: Clique p/ Ver Imagem Em Formato Original05 Jantar muito animado (LS) :: Clique p/ Ver Imagem Em Formato Original06 Muitos prémios para criadores portugueses com destaque para Alberto Reis e Eduardo Bernardo (LS) :: Clique p/ Ver Imagem Em Formato Original07 Prémio especial da SEK (LS) :: Clique p/ Ver Imagem Em Formato Original08 Prémio especial da KCF (LS) :: Clique p/ Ver Imagem Em Formato Original09 Leilão (LS) :: Clique p/ Ver Imagem Em Formato Original10 Leilão muito concorrido mas pouco produtivo dada a quantidade de lotes em licitação (LS) :: Clique p/ Ver Imagem Em Formato Original